NOSSA HISTÓRIA

A HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE NEUROLOGIA, PSIQUIATRIA E NEUROCIRURGIA

 

No dia 28 de novembro de 1938, no Hospital São Pedro, realizou-se a sessão inaugural da então Sociedade de Neuro-Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Foi eleita a primeira diretoria, assim composta: Dr. Jacintho Godoy (presidente), Dr. Fábio de Barros (vice-presidente) e Dr. Cyro Martins (secretário). Foi nomeada também uma comissäo para a elaboração dos estatutos, assim constituída: Dr. Dyonélio Machado, Dr. Almir Alves e Dr. Paulo Louzada.

 

A HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE NEUROLOGIA, PSIQUIATRIA E NEUROCIRURGIA

 

Consoante ao espírito inspirador da Associação Médica, foi reanimada a antiga Sociedade, que havia sido fundada em 1938.  Em 9 de setembro de 1952 foi publicado edital, no Diário Oficial do Estado, convocando Assembléia Geral Extraordinária para aprovar os Estatutos da Sociedade em forma definitiva.

Em 9 de abril de 1953 foi proposto pelo Dr.Bruno Marsiaj, presidente da AMRIGS, que a nossa Sociedade se transformasse num Departamento especializado daquela, resolvido que esta decisão seria tomada em assembléia geral convocada posteriormente.

 

No dia 29 de outubro de 1953 foi reeleita a diretoria, mudando apenas o presidente, desta vez tendo sido eleito o Dr. Celso Aquino, visto que havia certa alternância, que consistia em ser, um ano, o presidente do setor da psiquiatria, e no outro um neurologista ou neurocirurgião.  O  número de associados não era muito grande (menos de vinte); por isso, não havia constituição de chapas para as eleições, sendo os cargos votados individualmente.

 

A HISTORIA DA SOCIEDADE DE PSIQUIATRIA DO RIO GRANDE DO SUL

 

A diretoria presidida pelo Dr. Harri V. Graeff houve por bem não concluir seu mandato que deveria expirar em dezembro de 1974, a fim de facilitar as gestões das novas diretorias, tendo renunciado e promovido, em 30 de abril de 1974, a eleição da 1ª. Diretoria, a qual tomou posse em 28 de maio de 1974.

 

As providências no sentido de oficializar a nova Sociedade foram tomadas. Em março de 1974, a Associação Brasileira de Psiquiatria a aceitava como federada. Em abril de 1974, o Diário Oficial do Estado publicava, na página 61, a síntese dos Estatutos, e ainda em abril foi encaminhada a solicitação para que o cartório de Registro Especial procedesse à inscrição dos Estatutos. Foi o batismo oficial.

 

Passa a chamar-se Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul – 08/2008

 

Texto extraído de: Histórico da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, de Alfredo Cataldo Neto; Fernando Schneider; Gisele Gus Manfro; Harri Valdir Graeff; Idete Zimerman Bizzi; Juarez Guedes Cruz; Luiz Antonio Ortiz Martins e Luiz Gustavo Guilhermano

Criação_sociedade.jpg

Inscrição da Sociedade de Neurologia e Psiquiatria do Rio Grande do Sul – Fundada em 1938 – Registro em 17 de outubro de 1952

1963_Wpa.jpg

Filiação da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul a World Psychiatric Association – WPA – Paris, le 4 Juillet de 1963.

Marco_1980.jpg

Registro no Cartório Especial da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 11 de março de 1980.

SEMANA DA SAUDE MENTAL - ULTIMA SEMANA D

Lei nº 15.290, de 26 de junho de 2019
Institui a Semana Estadual de Prevenção aos Transtornos Mentais e Comportamentais no estado do Rio Grande do Sul a ser celebrada anualmente na última semana de do mês de abril.

DIA DO MEDICO PSIQUIATRA - 25 DE ABRIL D

Lei nº 15.291, de 26 de junho de 2019
Institui o dia Estadual do Médico Psiquiatra no estado Rio Grande do Sul,
a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril.