NOSSA HISTÓRIA

A HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE NEUROLOGIA, PSIQUIATRIA E NEUROCIRURGIA

 

No dia 28 de novembro de 1938, no Hospital São Pedro, realizou-se a sessão inaugural da então Sociedade de Neuro-Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Foi eleita a primeira diretoria, assim composta: Dr. Jacintho Godoy (presidente), Dr. Fábio de Barros (vice-presidente) e Dr. Cyro Martins (secretário). Foi nomeada também uma comissäo para a elaboração dos estatutos, assim constituída: Dr. Dyonélio Machado, Dr. Almir Alves e Dr. Paulo Louzada.

 

A HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE NEUROLOGIA, PSIQUIATRIA E NEUROCIRURGIA

 

Consoante ao espírito inspirador da Associação Médica, foi reanimada a antiga Sociedade, que havia sido fundada em 1938.  Em 9 de setembro de 1952 foi publicado edital, no Diário Oficial do Estado, convocando Assembléia Geral Extraordinária para aprovar os Estatutos da Sociedade em forma definitiva.

Em 9 de abril de 1953 foi proposto pelo Dr.Bruno Marsiaj, presidente da AMRIGS, que a nossa Sociedade se transformasse num Departamento especializado daquela, resolvido que esta decisão seria tomada em assembléia geral convocada posteriormente.

 

No dia 29 de outubro de 1953 foi reeleita a diretoria, mudando apenas o presidente, desta vez tendo sido eleito o Dr. Celso Aquino, visto que havia certa alternância, que consistia em ser, um ano, o presidente do setor da psiquiatria, e no outro um neurologista ou neurocirurgião.  O  número de associados não era muito grande (menos de vinte); por isso, não havia constituição de chapas para as eleições, sendo os cargos votados individualmente.

 

A HISTORIA DA SOCIEDADE DE PSIQUIATRIA DO RIO GRANDE DO SUL

 

A diretoria presidida pelo Dr. Harri V. Graeff houve por bem não concluir seu mandato que deveria expirar em dezembro de 1974, a fim de facilitar as gestões das novas diretorias, tendo renunciado e promovido, em 30 de abril de 1974, a eleição da 1ª. Diretoria, a qual tomou posse em 28 de maio de 1974.

 

As providências no sentido de oficializar a nova Sociedade foram tomadas. Em março de 1974, a Associação Brasileira de Psiquiatria a aceitava como federada. Em abril de 1974, o Diário Oficial do Estado publicava, na página 61, a síntese dos Estatutos, e ainda em abril foi encaminhada a solicitação para que o cartório de Registro Especial procedesse à inscrição dos Estatutos. Foi o batismo oficial.

 

Passa a chamar-se Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul – 08/2008

 

Texto extraído de: Histórico da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, de Alfredo Cataldo Neto; Fernando Schneider; Gisele Gus Manfro; Harri Valdir Graeff; Idete Zimerman Bizzi; Juarez Guedes Cruz; Luiz Antonio Ortiz Martins e Luiz Gustavo Guilhermano

Criação_sociedade.jpg

Inscrição da Sociedade de Neurologia e Psiquiatria do Rio Grande do Sul – Fundada em 1938 – Registro em 17 de outubro de 1952

Filiação da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul a World Psychiatric Association – WPA – Paris, le 4 Juillet de 1963.

Marco_1980.jpg

Registro no Cartório Especial da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 11 de março de 1980.

Lei nº 15.290, de 26 de junho de 2019
Institui a Semana Estadual de Prevenção aos Transtornos Mentais e Comportamentais no estado do Rio Grande do Sul a ser celebrada anualmente na última semana de do mês de abril.

Lei nº 15.291, de 26 de junho de 2019
Institui o dia Estadual do Médico Psiquiatra no estado Rio Grande do Sul,
a ser comemorado anualmente no dia 25 de abril.